Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 18 de outubro de 2014

RESCALDO DO RALI DE CASTELO BRANCO

JOSÉ PEDRO FONTES VENCE E CONFIRMA VICE-CAMPEONATO
Foi sob o olhar atento de uma extensa moldura humana que terminou a edição de 2014 do Rali de Castelo Branco, prova de encerramento do Campeonato Nacional de Ralis. A Super Especial disputada no centro da capital da Beira Baixa encerrou as hostilidades e confirmou a vitória da dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte com o Porsche 911 RGT. O piloto da Sports & You – que com este sucesso alcançou o título de equipas – dominou os acontecimentos e viu a sua tarefa facilitada com o abandono de João Barros/Jorge Henriques – líderes após o primeiro dia e que hoje se viram traídos por uma crise de motor.. Barros abandonou na segunda especial de hoje e numa fase em que Fontes estava claramente ao ataque, sendo que, desta forma, a dupla do Porsche limitou-se a gerir o vantagem.Naturalmente muito satisfeito, José Pedro Fontes comentava à chegada ao pódio que: “Estamos muito contentes com este triunfo, mas principalmente com a conquista do vice-Campeonato e do título de equipas que, junto com o título de velocidade, faz com que dificilmente poderia pensar num ano melhor. Parabéns a toda a equipa e aos meus patrocinadores que desde a primeira hora acreditaram que este era um projecto válido e ganhador.”

Carlos Martins também viu a sua vida facilitada na luta pelo melhor lugar entre os Grupo N depois do abandono de Adruzilo Lopes, que abdicou ainda no parque de assistência matinal, com problemas na caixa de velocidades do Subaru. O piloto do Mitsubishi, acabou por garantir o lugar intermédio do pódio, ele que andou sempre numa toada forte "nunca baixei o ritmo. Tentámos diferentes soluções em termos de pneus para encontrar o melhor compromisso e que foi premiada com a vitória na Super Especial de hoje."
O pódio ficou completo com a presença da dupla Diogo Salvi/Paulo Babo, que depois de um percalço na secção da manhã da etapa de hoje devido a uma falha de travões, recuperaram para o terceiro lugar logo na primeira especial da tarde, sendo que esta posição não voltaria a estar em risco. O piloto esclareceu que “foi melhor o resultado que a exibição. Tivemos uma série de problemas que nos condicionaram o andamento durante toda a prova.”

ANDRÉ CABEÇAS COM VITÓRIA SUADA NO CAMPEONATO CENTRO

André Cabeças/Júlio Sousa tiveram que “suar as estopinhas” para levar o Mitsubishi Lancer à vitória na prova pontuável para o Campeonato Regional de Ralis Centro. Depois Carlos Fernandes de ter ganho a Super Especial de ontem, Cabeças desferiu um ataque forte logo na primeira especial, que o levou a liderança. Na verdade só após a Super Especial no final da prova confirmou a primeira vitória do ano para a dupla Cabeças/Sousa.
O piloto esclarecia no final que: “Correu tudo muito bem. Mecanicamente o carros esteve óptimo e isso permitiu andar sempre na luta pela vitória. Foi uma luta intensa e estou muito contente com o resultado final.”
Carlos Fernandes acabou mesmo por ver-se relegado para o terceiro posto final, atrás do líder do Campeonato de ralis Centro, Fernando Teotónio, que, desta forma se mantém na frente da competição. Fernandes afirma no final ter levantado demasiado o pé “convencido que tinha o rali controlado. Por outro lado, os pneus também já não estavam em condições e o resultado foi este...”

JOÃO SOARES DOMINOU RALISPRINT ECB

Mais calma foi a prova de João Soares, líder incontestado do Rali do 50º Aniversário da Escuderia de Castelo Branco. O piloto de Almada conseguiu vencer quatro das cinco especiais da prova e terminou na frente com um avanço de 11,8s para José Marques/Luís Magalhães, os segundos classificados, e Manuel Rolo/Álvaro Barreiros, que encerraram o pódio. Soares esclarecia no entanto que “ainda apanhámos um susto na saída do último reagrupamento. Devido a uma distracção penalizámos 10s, mas ainda ganhámos com uma boa vantagem."

CLASSIFICAÇÕES COMPLETAS
*Comunicado Escuderia Castelo Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário